Dinâmicas


jornal escola 01

1)Dinâmica: As várias formas de noticiar

 Objetivos:

 – Treinar o vocabulário dos alunos

- Instigar a imaginação das crianças

- Apresentar as várias formas de se abordar um fato

 Passos:

 a)Dividir a turma em dois grupos.

b)Apresentar uma manchete e pedir para que os grupos a contem de formas diferentes.Os grupos competirão entre si como se fosse uma brincadeira de “batata quente”

d)Quem não conseguir mais formar frases, perde o jogo.

 Exemplo:

Notícia dada pelo professor:Juiz Nicolau é preso novamente

 Grupo A

Juiz Nicolau é preso outra vez

 Grupo B

Mais uma vez a polícia prende o juiz Nicolau

 Grupo A

Polícia prende o juiz Nicolau de novo

 Grupo B

Juiz Nicolau vai outra vez para a cadeia

 Grupo A

Juiz Nicolau está novamente atrás das grades

 Grupo B

Não consegue mais formar frases e perde a brincadeira

 2)Dinâmica: Trabalhando com notícias e propagandas

 Objetivos:

 – Trabalhar a imaginação do aluno

- Apresentar as diferenças entre reportagens e propagandas

- Trabalhar a linguagem escrita e falada

- Trabalhar a capacidade de registrar fatos relatados

 Passos:

a)Professora começa uma história e a turma continua.

b)Depois da história pronta,a professora divide a turma em grupos e cada um produz ou uma notícia,ou uma propaganda sobre a historinha.

 Exemplo:

Professora:

Era uma vez um menino que tinha medo do escuro

Aluno 1

Um dia ele resolveu dormir de luz apagada

Aluno 2

E a porta se abriu

Aluno 3

Ele ficou com medo

Aluno 4

E um alarme disparou

Aluno 5

E quando a luz se acendeu, o menino havia desaparecido…

 A partir desta história formada um grupo pode fazer uma propaganda sobre alarmes e o outro uma reportagem sobre um menino que desaparece misteriosamente no escuro.

 3)Dinâmica:Trabalhando com os diferentes tipos de caderno

 Objetivos:

- Diferenciar os diversos tipos de caderno do jornal

- Trabalhar a capacidade criativa da criança

- Incentivar a interação do aluno com o jornalismo impresso

- Conduzir a criança à leitura

- Trabalhar a capacidade de escrita

 Passos

a)Distribuir reportagens para os alunos

b)Os alunos que receberem reportagens do caderno “Artes” formarão um grupo.Os que receberam matérias do caderno “Brasil” formarão outro grupo e assim sucessivamente.Cabe aos estudantes reconhecerem o caderno do qual provém a notícia para que possam procurar os integrantes da sua “turma”.

c)Após discutirem as matérias no grupo,cada um destes escolherá a mais interessante das notícias para relatarem para o restante da sala.

d)Além da apresentação,cada grupo deverá escrever um texto jornalístico sobre o que apresentou.

e)Ao final,o professor deverá recolher todos estes textos e montar um pequeno jornal da turma,com secções diversificadas como um jornal de verdade.

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