Visita ao GCN vira aula de História

26 out

Alunos da Escola Ana Rosa de Lima Barbosa conhecem o Acervo da Rádio Difusora de Franca

Alunos da Escola Ana Rosa de Lima Barbosa conhecem o Acervo da Rádio Difusora de Franca

       Todas as semanas o Grupo Corrêa Neves de Comunicação recebe diversos grupos de estudantes para conhecer as instalações do Jornal Comércio da Franca e da Rádio Difusora por meio do Projeto Jornal Escola. Dentre todos os departamentos pelos quais as turmas passam, o Centro de Documentação do GCN é um dos que mais chamam a atenção dos alunos.

       Nesta semana cerca de 250 estudantes passaram pela empresa de comunicação e puderam conhecer, além dos procedimentos de trabalho dos funcionários do jornal, a maneira com a qual se dava o processo de impressão do Comércio há 94 anos.

       No dia 22 de outubro, o GCN recebeu a turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hélio Palermo. Ao passarem pelo acervo do jornal, os alunos, acompanhados da professora de História Maura Argenti, puderam conferir jornais antigos com manchetes históricas como a do dia em quem chegava ao fim a Segunda Guerra Mundial. Os alunos se surpreendiam com cada departamento por onde passavam e até mesmo o departamento administrativo foi alvo de interesse: ”Achei muito organizada essa parte da Administração. É do tipo de lugar em que eu gostaria de trabalhar.” disse Leandro Fernandes, 18,

       Além dos alunos do Ensino Médio, mais seis turmas puderam conhecer o GCN nesta semana. Três delas eram de estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas Municipais Professor José Mário Faleiros, Professor Florestan Fernandes e Professora Sueli Contini Marques.

       Ao passarem pela Difusora, os alunos das professoras Elaine de Oliveira, Maria Cristina Silva e Ernânea de Oliveira participaram do Programa “O Fino do Serão”,com Elcio Fernandes e se encantaram com a rádio.

       Os alunos das professoras Maria Antônia Oliveira, Silvia Regina da Costa e Adelice Dezem,que participam de uma rádio comunitária dentro da escola,acharam ótima a oportunidade de poderem conhecer os Estúdios da Difusora.

       O aluno Irineu Lopes, 63, que sempre gostou de escrever, se encantou pela redação. ”Esta visita foi um grande incentivo para nós”, disse

       O GCN recebeu também três turmas de Ensino Fundamental: ”O 1º ano da Escola Municipal Edejarme Malaquias Mendes, do Jardim Dermínio, o 4º ano “A” da Escola Municipal Professora Ana Rosa de Lima Barbosa e a 6º série da Escola Estadual Henriqueta Rivera Miranda, de Rifaina.Durante a visita,as crianças puderam conhecer o sistema de Redação Integrada do Grupo Corrêa Neves e aprender um pouco sobre os bastidores da produção de um programa de Rádio e de um jornal diário.

       A professora Elenice Alves Arantes. 42, da Escola Ana Rosa de Lima Barbosa, acredita que a visita tenha sido muito proveitosa para os alunos porque eles puderam vivenciar um pouco do cotidiano de uma empresa de comunicação ”Eles já estão trabalhando o jornal e poder conhecer a forma com a qual um jornal é feito é muito importante”, disse.

       A Professora de Português da Escola Henriqueta, Dagma Barbosa Magalhães trabalhou jornalismo impresso com seus alunos do 6º ano e contou que recebeu uma doação de cortesias do Comércio da Franca, o que ampliou seu projeto de leitura. Ela disse ter achado a visita ótima, pois pode complementar seu trabalho em sala de aula.

       As professoras da Escola Edejarme também acreditam que a visita foi um ótimo reforço pedagógico: ”Nas aulas, destacamos a importância do Jornal para as crianças, então, temos plantado a sementinha desde o começo. A visita veio regar esta semente.”, disseram.

Anúncios

Uma resposta to “Visita ao GCN vira aula de História”

  1. SARAH LINDSEY SILVERIO 04/03/2010 às 19:33 #

    PARABENS QUERIA ESTAR AI NESTE MOMENTO MARAVILHOSO POIS EU PARTICIPAVA DE TODAS AS PALESTRAS E VISITAS NOS LUGARES COM A ESCOLA MAIS, PENA QUE EU MUDEI DE BAIRRO PARA O TROPICAL MAIS NUNCA ESQUECI NEM VOU ESQUECER ESTA ESCOLA QUE MARCOU MEU PEQUENO CORAÇAO MAIS NELE CABE TODO O AMOR POSSIVEL PARA ESSA OTIMA ESCOLA QUE DA APRENDISAGEN POSSIVEL QUE ELES PODEM PARA AJUDAR OS ALUDOS E ALUNAS DESSA ESCOLA MAIS ELES TEM RECLAMAÇOES DE DAR BOMBAS PARA ALGUNS ALUNOS MAIS ELES DAO BOMBA PARA VER SE ENFIE A INTELIGENCIA NA CABEÇA PARA NAO ESQUECER NUNCA MAIS.
    BEIJOS ELOISA DADA CLAUDIO MARCIO E PRINCIPALMENTE PROFESSORA MARIA ILSI QUE E UMA OTIMA PESSOINHA DE CORAÇAO AMO VOCEIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: