Emeb Professor José Mário Faleiros – A vez do “Bicho da vez”

4 nov

Luis César dos Reis é professor de música na Escola Municipal de Educação Básica Professor José Mário Faleiros.Todas as quartas-feiras,o educador promove uma interação extremamente dinâmica com seus alunos durante as aulas: Por meio de músicas de sua autoria,Luis desperta na meninada o interesse pelo reino animal ao mesmo tempo em que direciona seu foco à coluna infantil “O bicho da vez”,publicada semanalmente no suplemento destinado às crianças,”Clubinho do Comércio”,do jornal Comércio da Franca.A cada bicho diferente destacado na coluna o professor compõe uma música,depois canta com a turma enquanto acompanha a melodia com o violão.

Também trabalhando com “O bicho da vez”,a professora Jaqueline Corrêa de Andrade foi uma das educadoras responsáveis pela elaboração do chamado “Bichonário”.Cada bichinho diferente apresentado no “Clubinho” ganha uma página especial no dicionário dos bichos confeccionado pelas crianças,com direito até a ilustrações.

clubinho

Coluna semanal "O bicho da vez"

A conscientização ecológica propiciada pelo trabalho com o jornal também tem sido interessante na escola,principalmente por poder inserir a intertextualidade no projeto.A professora Denise Popi Carvalho, do 5º ano “C”,por exemplo,estudando o tema “água” com a classe,relacionou questões ecológicas ao livro Moby Dick,do escritor americano Herman Melville.Onde o jornal entrou nessa história? Além de obterem informações sobre o assunto por meio do Comércio,as crianças também tiveram a missão de terminar a história da “Baleia” em forma de texto jornalístico.

142781g

O clássico "Moby Dick" foi relacionado ao jornalismo impresso para que temas ecológicos fossem abordados

A professora Amanda Nascimento Moraes,do 3ºano “E” tem explorado os diferentes gêneros linguísticos por meio do informativo impresso.”Começo apresentando as noções básicas do jornal e depois relaciono o jornalismo a outras produções escritas como os convites,por exemplo”,explicou.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Emeb,maria da Graça de Arruda Rocha,toda a escola tem trabalhado o Projeto Jornal Escola.”Temos uma matéria específica na grade de todas as turmas para o desenvolvimento das atividades”,contou.

Anúncios

3 Respostas to “Emeb Professor José Mário Faleiros – A vez do “Bicho da vez””

  1. Dadá Arruda Rocha 04/11/2009 às 21:57 #

    Lívia,
    Gostamos muito da matéria inserida no blog. Como você mesma viu, o jornal é um portador excelente para todas as séries de uma escola, ampliando a visão de mundo das crianças e aproximando-as de sua realidade. Continuamos esperando sua visita, em especial no dia 9/12.
    Beijos,
    Dadá

    • Lívia Inácio 05/11/2009 às 12:29 #

      Bom dia,Dadá!

      Fico feliz por terem gostado!
      Também gostei muito de conhecer a forma com a qual vocês tem utilizado o jornal na sala de aula.
      Achei tudo muito criativo e certamente as iniciativas da “José Mário” servirão de” inspiração” para outros educadores que desejarem desenvolver projetos parecidos.

      Meus parabéns!

      Pode esperar! Certamente não faltarei à mostra!

      Bjinhos***

      Lívia

  2. SARAH LINDSEY SILVERIO 04/03/2010 às 19:21 #

    BOM DIA DADA!
    LEMBRA DE MIM SOU A SARAH QUE FEZ COM OUTRAS ALUNAO O PROGRAMA DO RADIO LEMBRA?
    ESTOU DEIXANDO ESSE RECADO PARA MATAR A SALDADE
    ME ADD NO SEU MSN E ORKUT,O MEU MSN E O MESMO QUE ORKUT!O SITE E:SARINHA_LINDSEY@HOTMAIL.COM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: