Emeb Professora Vanda Teresa de Senne Badaró aposta na interdisciplinaridade

6 nov

“O conhecimento propiciado ao aluno por meio de atividades pedagógicas com o “Comércio da Franca” fornece subsídios para que o professor aborde diversos temas ao trabalhar com o jornal.”,foi o que disse Neidemar Maria da Silva,coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Vanda Teresa de Senne Badaró.Segundo ela,o Projeto Jornal Escola tem rendido resultados riquíssimos,interando melhor as crianças ao que acontece no meio em que estas vivem.

Organizando uma feira de ciências, as turmas da escola recorreram ao “Comércio” para obterem notícias que ajudariam nos trabalhos das mesmas, como matérias falando sobre o horário de verão que puderam complementar as atividades da mostra científica.

Toda a escola está inserida no contexto do projeto educativo com o jornalismo impresso. As crianças dos 1º anos trabalham com recortes, colagens e discussões orais sobre as reportagens. Outras turmas, de alunos maiores, já realizam atividades mais aprofundadas. Os 5º anos, por exemplo, começam aprendendo as noções básicas de um jornal: linha fina, manchete, classificados etc. Depois o jornal é utilizado como forma de complementar temas já estudados, ainda que em outras disciplinas.Trabalhando com o tema “saúde”,as professoras Mariângela Rodrigues,Genoveva Nasar e Rita do Nascimento buscaram reportagens relacionadas às doenças,promovendo uma interdisciplinaridade entre o “Português” e as “Ciências”.

jornal escola 05

Uma das reportagens utilizadas pelas professoras para abordar o tema "saúde".

As rodas de conversa, que abrem espaço às crianças para debates sobre diferentes temas já lidos nas reportagens estudadas, estão presentes tanto nos 5º anos quanto também nos 3º. Inclusive, estes estão bastante ativos no PJE. A professora Marlene Nascimento usa charges para trabalhar a imaginação, a linguagem escrita e a capacidade de interpretação de seus alunos.

jornal escola 07

Trabalho do aluno Alex Vasconcelos dos Santos (5º ano) sobre charges

jornal escola 08

Trabalho de reprodução artística de charge do aluno do 5ºano,Abner Ricardo Souza de Oliveira

Para a coordenadora pedagógica, a parceria entre jornal e escola tem sido ótima. De acordo com ela, utilizando-se do jornal, os alunos passam a interpretar melhor os textos, começam a tomar gosto pela leitura e ao opinarem sobre as notícias desenvolvem o senso crítico. Além disso, ao que parece, a interdisciplinaridade notada na Emeb tem tornado as aulas bem mais dinâmicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: