Projeto Jornal Escola 2010 será aberto com oficina

8 mar

Depois de três meses em período de férias, o Projeto Jornal Escola reiniciará suas atividades no dia 11 de março. A partir da próxima segunda-feira, 15, o GCN Comunicação abrirá as portas para recepcionar turmas de estudantes de Franca e região. Em 2009 mais de 3.800 alunos puderam conhecer o processo de produção de um jornal diário e de elaboração de um programa de rádio. Este ano o GCN espera receber mais de 4 mil visitantes.

Em 2010 o projeto será aberto no dia 11 de março, com um evento, na sede do GCN, direcionado a educadores que queiram aprender mais sobre o uso didático do jornal na escola. Cecília Pavani, que desde 1992 coordena o Departamento de Educação da RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), em Campinas, e Elizena Cortez, que trabalha há 10 anos no Projeto Correio Escola, do jornal Correio Popular, ministrarão uma palestra seguida de uma oficina sobre mídia e educação. Cecília e Elizena são autoras do livro Jornal: uma abertura para a educação que mostra que o jornal pode ser um grande aliado dos professores na sala de aula. A proposta é ensinar os alunos a ter uma leitura crítica do jornal e, consequentemente, adotar o hábito da leitura.

De acordo com Cecília, a oficina tem por objetivo despertar o prazer de trabalhar a leitura de jornais, excelentes recursos pedagógicos por fazerem parte do cotidiano dos alunos. A palestrante falará um pouco sobre a importância do jornal e em seguida cada educador receberá um exemplar do Comércio para a realização de uma oficina prática com duração de uma hora, que contará com sugestões dinâmicas de atividades ligadas à mídia impressa. “Não há limites para quem tem vontade de fazer um trabalho bem feito”, disse. Qualquer pessoa interessada poderá participar. Basta entrar em contato com a coordenadora do Jornal Escola, Lívia Inácio, e se inscrever pelo telefone (16) 3713 8808 ou pelo e-mail liviasilva@comerciodafranca.com.br.

O JORNAL ESCOLA


O projeto teve origem na década de 1970, quando Sônia Machiavelli, atual presidente do Conselho de Administração do GCN Comunicação, implantou no Comércio da Franca um programa de visitas educativas, que, em 1994, recebeu o nome de Jornal Escola. Hoje, além das visitas, o programa atualmente reconhecido pela ANJ (Associação Nacional de Jornais), conta também com a distribuição diária de exemplares do Comércio em escolas selecionadas mediante a um sorteio. Em 2010, serão distribuídos mais de 40 mil jornais para que professores de escolas públicas estaduais e municipais trabalhem projetos pedagógicos, baseados no uso do jornal em sala de aula.

A Escola Municipal “José Mário Faleiros” foi uma das parceiras no ano passado. Segundo a coordenadora pedagógica, Maria da Graça Arruda, todas as turmas da Emeb contavam com uma disciplina na grade para o trabalho com o jornal. “Desde crianças de 4 a 6 anos até os alunos dos 5º ano trabalharam com jornalismo”, ressaltou.

A classe da professora Lourdes de Freitas Spinoza, da Educação Infantil – fase II, trabalhou com a coluna semanal “O bicho da vez”, do suplemento infantil Clubinho. Depois que os alunos (com idade entre 4 e 5 anos) aprendiam sobre o bicho da semana, o professor de música Luís Cesar dos Reis ensaiava uma canção sobre o animal com as crianças -que se interavam ao conteúdo do jornal de maneira dinâmica e descontraída.

As instituições de ensino beneficiadas com a distribuição do Comércio da Franca também recebem um acompanhamento que propicia aos professores visitas à sede do GCN, encontros para a troca de experiências e palestras de profissionais da Redação nas escolas.
O Programa tem o apoio da Padaria Estrela e dos Laticínios Jussara que fornecem lanches aos estudantes que visitam o GCN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: