GCN promove, a partir de hoje, oficinas para professores

12 ago

Tendo como tema “o jornal na sala de aula”, a série de oficinas será voltada para educadores de 4ºs e 5ºs anos

A partir deste dia 12, o Grupo Corrêa Neves de Comunicação promove, por meio do Projeto Jornal Escola, uma série de oficinas para educadores de 4º e 5º anos sobre o uso do jornal na sala de aula. Orientados pela professora Maria Angela Chiachiri,especialista no tema, por volta de trinta professores conhecerão os diferentes gêneros jornalísticos e farão reflexões sobre a importância dos textos de opinião e do gênero literário no informativo impresso.Maria Ângela também abordará o tema “eleições”, relacionando o atual cenário político brasileiro a um trabalho dinâmico com tabelas e gráficos no contexto da educação.

No total, serão oferecidas oito oficinas quinzenais, no período da tarde, com duas horas de duração, realizadas no Auditório Jornalista Corrêa Neves, na sede do GCN.

Os professores que participarão dos encontros foram indicados pelas coordenadoras das escolas municipais e estaduais que mantém parceria com o Projeto Jornal Escola. “Além da disponibilidade de horário, avaliei a disposição e o interesse dos professores de 4ºs e 5ºs anos na seleção. Até eu resolvi participar!”, contou Neci Ferreira Barto, coordenadora da Escola Estadual Nadeide Scarabucci, uma das escolas participantes do PJE.

De acordo com a professora Maria Ângela Chiachiri, a elaboração das oficinas foi baseada em sua própria experiência em sala de aula. Para ela, além de uma ótima oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento dos professores, a série será também um espaço para troca de experiências por meio de conversas produtivas. ”Há professores interessados e dinâmicos que estão em busca de algo diferente para suas aulas, mas que não sabem como começar um trabalho. Por isso, além do conteúdo que apresentaremos durante os encontros, o contato entre os próprios professores os fará conhecer idéias que deram certo e isso dará impulso para que novos projetos surjam.”, destacou.

A professora Dalva Lúcia Barcelos Figueredo, da Escola Estadual Lisete Paulino Teixeira, é uma das inscritas para as oficinas e está ansiosa para o início do projeto. “Apesar de já trabalhar com o jornal, preciso ampliar o que sei e essa oportunidade me acrescentará muita coisa. Estou muito curiosa para saber o que aprenderemos. Quero colocar tudo em prática!”, disse.

Sônia Machiavelli,presidente do conselho de administração do GCN e idealizadora do Projeto Jornal Escola, acredita que as oficinas estreitarão o contato de professores com jornalistas e que isso renderá resultados muito ricos. “Eu acredito que o trabalho que já vem sendo realizado por algumas escolas poderá ser ampliado e enriquecido, pois teremos a colaboração preciosa da educadora Maria Ângela Chiachiri, especialista no tema, que vai orientar as oficinas programadas. Ela é nome de referência em nossa cidade e na região.”, disse.

Esta será a primeira, mas não a última série de oficinas do Jornal Escola. Segundo Sônia, o projeto com os professores tende a ser ampliado. “Estamos muito otimistas e contando com o idealismo e o engajamento dos professores nesta proposta defendida por educadores comprometidos com a formação cidadã de seus alunos.”, disse.

Veja as imagens da visita:


Jornalistas do GCN mostram como são os bastidores da notícia para professores
Anúncios

2 Respostas to “GCN promove, a partir de hoje, oficinas para professores”

  1. Susi 02/09/2010 às 4:08 #

    Olá, pessoal!

    Foi muito proveitoso o primeiro encontro com os profissionais do jornalismo, não é mesmo?

    Começamos a olhar tudo com um novo olhar.

    Com certeza,essa parceria imprensa e educação vai dar certo!

    até a próxima!

    • maria conceição mazzola 13/09/2010 às 22:03 #

      Oi Susi,já esta dando certo….
      Precisamos de mais encontros como estes.
      Seria muito bom termos um material com idéias de atividades,para serem desenvolvidas com nossas crianças.
      obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: