Professores participam de oficina educativa

31 ago

Desde o dia 12 de agosto, o Grupo Corrêa Neves de Comunicação tem oferecido uma oficina gratuita sobre o uso do jornal em sala de aula a professores indicados pelas escolas públicas que mantém parceria com o Projeto Jornal Escola. Na tarde de ontem, 18 educadores participaram do segundo encontro da série, que teve como tema os textos de opinião. Antes da aula ministrada por Maria Angela de Freitas Chiachiri, responsável pela elaboração do conteúdo apresentado, os professores fizeram uma visita pelo GCN, conheceram cada departamento da empresa, passaram pelos estúdios da rádio Difusora e pelo parque gráfico do Comércio da Franca. Após o tour, a turma parou para um lanche e se dirigiu ao Auditório Jornalista Corrêa Neves para o início da prática. Maria Ângela apresentou uma breve explicação sobre os diversos textos opinativos encontrados em um informativo impresso e o editor de opinião, Luís Neto falou um pouco sobre seu trabalho na redação do GCN. Ao final, as educadoras levaram uma atividade para aplicar em sala de aula no intuito de contar as próprias experiências no próximo encontro.

A professora Keli Cristina dos Santos, ao passar pelo parque gráfico, disse ter gostado de entender o processo de seleção de cores na impressão do jornal. “Quando você pega o jornal, não imagina que há tantas etapas envolvidas na produção.”

Olinda Maria Marini também ficou encantada com a rotativa que imprime o Comércio. “Imaginava essa máquina de forma totalmente diferente. Agora quero voltar aqui à noite para vê-la em funcionamento. Deve ser mágico!”, disse.

Neci Ferreira Barto, coordenadora da escola Nadeide Scarabucci disse ter gostado muito da forma com a qual foi recebida e destacou com entusiasmo a atenção dada por Luiz Neto e pela editora Sônia Machiavelli. “Fiquei maravilhada com tudo! Estou como uma criança!”

A professora Alzira Januário disse ter achado encontro muito proveitoso, principalmente por conta do tema que foi tratado. “Já trabalho o jornal com a minha turma e o texto de opinião aguça o espírito crítico dos alunos.”

Anúncios

2 Respostas to “Professores participam de oficina educativa”

  1. Susi 02/09/2010 às 4:20 #

    Realmente,a visita dos professores às dependências do Jornal Comércio da Franca foi muito valiosa…empolgou a todos!

    Que interessante o acervo com o exemplar mais antigo, de 1915, não?

    E a rotativa? que enorme! complexa…com seus rolos coloridos!

    E a Rádio Difusora? tem de ser tudo muito rápido:música, texto, propaganda!

    Importante foi pensarmos em formar em nossos alunos o espírito crítico: ler, observar,analisar, refletir e…opinar! opinar sempre!

    Esperamos as cartinhas dos alunos dando palpites em tudo!

    até mais.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Professores participam de oficina educativa « GCN na Web - 31/08/2010

    […] Confira maiores detalhes sobre o evento, clicando aqui […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: