Encontro discute fotojornalismo como ferramenta de ensino

10 set

“Através das fotos é possível aprender a ‘ler’ o mundo”. A declaração é da professora Maria Conceição Mazzola, que há 12 anos trabalha na alfabetização de crianças na Apae. Ela e outros 25 profissionais da rede pública de ensino passaram a tarde de ontem reunidos no auditório “Jornalista Corrêa Neves” para a oficina “As imagens também falam”.

O encontro fez parte da série de oito palestras do programa “O Jornal na Sala de Aula” do GCN Comunicação e teve a participação do fotógrafo do Comércio, Tiago Brandão, ganhador do Prêmio Esso de Fotografia em 2007. Ele falou sobre as diferenças entre fotojornalismo e imagens publicitárias. “Em jornalismo não há interferência do profissional, já a foto publicitária tem de ser trabalhada para mostrar o melhor do produto a ser vendido”, explicou Brandão.

O objetivo, segundo Andreia Cristina Xavier, uma das organizadoras do projeto de oficinas para professores, é dar suporte para que os educadores possam utilizar o jornal como material pedagógico. “O Comércio é rico em diversos tipos de texto e seu conteúdo interessa a alunos de todas as idades”, disse Andreia.

O próximo tema a ser discutido pelos professores será “Tabelas e gráficos no contexto da educação” no dia 23 deste mês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: