Desigualdade diminui, mas negros ainda são minoria nas Universidades

21 set

Muito se tem feito para reduzir a desigualdade entre negros e brancos, principalmente no campo da Educação. Pesquisas recentes têm apontado uma gradual queda nos índices de direfença de escolaridade entre ambas as etnias. Todavia, a última Sintese de Indicadores Sociais, divulgada sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que brancos e negros ainda não tem o mesmo índice de escolaridade.

Segundo a pesquisa, mesmo que os que se assumam pretos ou pardos representem mais da metade da população (51,1%), tal grupo ainda não tem o mesmo acesso à Educação que os que se declaram brancos, amarelos ou indígenas. De acordo com o IBGE, 62% dos estudantes entre 18 e 24 anos nas universidades são brancos, contra 28,2% que se declaram pretos e 31,8% que se declaram pardos.

Em casos de pessoas acima dos 25 anos, constatou-se que o número de brancos e pardos com diploma é tres vezes maior do que o de pretos e pardos.

No ensino básico também há diferenças: Em populações negras e pardas, a proporção de analfabetos é de 13,3% e de 13,4 %,respectivamente, enquanto em populações brancas essa proporção é de 5,9%.

Fonte: Globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: