O grande final

15 dez

– Escolas municipais de Franca encerram atividades do ano com mostra de trabalhos pedagógicos

Rosemary Pelizazo na Escola Maria Brizabela Bruxelas Zinader

Durante os dias 02,03,04 e 10 de dezembro, por volta de 950 educadores da rede municipal de ensino trabalharam para promover a 6ª Mostra de Ações Educacionais das Escolas Municipais de Franca. Mais de 65 escolas organizaram exposições e apresentações musicais e teatrais sobre os mais variados temas na própria unidade de ensino, com o intuito de concluir as atividades do ano letivo e mostrar aos pais e à comunidade local um pouco do trabalho desenvolvido com os alunos em 2010.

Para Lúcia Cardoso, gerente de serviços da supervisão pedagógica e responsável pela mostra, a edição deste ano deixou muita gente surpresa. A educadora destacou que o resgate do trabalho com as artes plásticas e a abordagem da conscientização ambiental por parte dos professores deixou as exposições muito interessantes e, a maioria das escolas chegou a emocionar os visitantes pela riqueza dos trabalhos. “Todo mundo se esforçou ao máximo!”, disse.

Nicolas Moscardi Garcia, 9, aluno do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Brizabela Bruxelas Zinader, do Jardim Luíza, estava ansioso para o dia mostra.O menino havia escrito seu próprio livro após trabalhar em sala de aula com um projeto de leitura desenvolvido pela escola. “Não via a hora de chegar o dia da exposição para mostrar meu livrinho para minha mãe.”.Cíntia Andréia Moscardi Garcia,mãe de Nicolas, não poupou elogios ao evento. “Essa iniciativa de expor os trabalhos é ótima. Tenho a impressão de que as crianças sentem até mais vontade de estudar com essa valorização do trabalho delas. É um incentivo e tanto!”

Um dos assuntos mais presentes nas mostras era “o jornal na sala de aula”. Nas exposições das nove escolas parceiras do Projeto Jornal Escola, que receberam exemplares do Comércio da Franca e desenvolveram projetos pedagógicos com o informativo impresso desde o começo do ano, o jornal era destaque. A professora do 4º ano “A”,da Escola Municipal Professor Nelson dos Santos Damasceno, Maria de Lourdes Alves Pimenta, após trabalhar o Comércio com suas crianças, propôs que eles confeccionassem bonequinhos de jornal.E foi o que a turma fez. Ao final, Maria escolheu um deles para representar a classe e pediu sugestões para nomear o personagem. O nome escolhido foi “Jornalina”. A meninada fez a festa com a criação, que, é claro, deixou mais bonita a mostra da escola. Maria de Lourdes acredita que o apoio do Comércio da Franca em 2010 foi fundamental para os resultados que puderam ser conferidos na mostra. ”Todo o suporte oferecido pelo Projeto Jornal Escola tornou nosso trabalho mais produtivo.”, disse a educadora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: