A palavra do professor


       jornal escola 01

      

Depoimentos de professores sobre o Projeto Jornal Escola

       “Desde o início acreditei que seria bom realizar o trabalho com o Projeto Jornal Escola, mas hoje posso dizer por mim e pelos meus alunos que foi excelente. Quando apresentei o projeto à turma e começaram chegar os primeiros jornais, eles não se interessaram muito, pois a maioria não tem acesso a esse meio de comunicação, mas com o desenvolvimento do projeto e muito investimento, eles começaram a se interessar e até perguntavam:

“Professora, será que o jornal de hoje já chegou?”

“Professora, você ouviu falar de tal assunto? Vou ler o jornal para ver o que está dizendo sobre isso.”

 Além de muitos relatos, aprenderam a procurar dentro do jornal, a matéria de interesse que viam na capa e sabiam o que continha em cada seção do mesmo.

Acredito que o auge do projeto foi a visita ao Grupo Corrêa Neves de Comunicação, onde puderam conhecer a redação, a acervo, a Rádio Difusora e até falar ao vivo, e outras dependências que encantaram as crianças.

O desenvolvimento deste projeto contribuiu muito para estimular a competência leitora e escritora das crianças da 3ª A de maneira prazerosa e significativa.”

 (Mariana Ferreira Miguel Corandim – Escola Municipal Olívia Corrêa Costa)

 

       “A minha turma adorou ter conhecido as instalações do GCN. Sequer passava pela cabeça deles que o processo que envolvia a produção do jornal fosse tão complexo e interessante. Ficaram maravilhados com o tamanho da máquina e se sentiram bastante à vontade para tirarem as inúmeras dúvidas que foram surgindo.Foi um grande passo que os aproximou bastante do mundo da informação.”

(Maura Sebastiana da Silva Argenti-Professora de História do Grupo de Educação de Jovens e Adultos)

“O jornal é um material muito rico.Um ótimo recurso a ser usado em sala de aula.Os livros didáticos não trazem assuntos da atualidade como o informativo impresso.Desta forma,com o jornal eu posso abordar diversos temas,como fiz com a gripe suína e ao informar a fonte e mostrar as reportagens posso incentivar a leitura.Além disso,meus alunos acessam bastante a internet.Quando falo do jornal,eles recorrem ao site para se informarem ainda mais.”

[Wanda Silva – Professora do 5º ano da EMEB Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno]

“Trabalhamos gêneros.Gosto de trabalhar o gênero jornalistico,pois ele é muito amplo.Engloba diversas coisas ao mesmo tempo.”

[Rodrigo Souza – Professor de apoio do 5º ano da EMEB Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno]

Uma resposta to “A palavra do professor”

  1. Taís 02/12/2010 às 21:42 #

    A iniciativa de levar o jornal para os alunos e para comunidades mais carentes como a nossa, foi de suma importância e de grande valia.Os alunos no decorrer do ano trabalharam diversas notícias e reportagens do jornal em sala, além de levarem exemplares para casa e envolverem toda a família.
    Para finalizar com chave de ouro esse grandioso projeto, visitamos a sede do Jornal, os alunos ficaram encantados com tamanha atenção de todos e com a estrutura do mesmo.
    Foi muito importante para meus alunos, fico imensamente grata.
    Parabéns pela iniciativa!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: